O calendário Islâmico tem 12 meses. Os nomes desses meses foram criados pelos Árabes antes da revelação do Alcorão, e foram baseados nas estações do ano e as condições de vida que eles tinham.
Mês 1: “Muharram”
A tradução literal desta palavra é “sagrado”. É dito que os Árabes consideravam esse mês sagrado porque não era permitido lutar, matar, nem começar ou participar em guerras durante ele.
Mês 2: Safar
A tradução literal desta palavra é “esvaziar” ou “empalidecer”. Durante esse mês, os Árabes deixavam as suas casas à procura de comida e outras provisões, ou para lutar em guerras e, às vezes, para escapar do calor intenso.
Mês 3: Rabi’ Al Awwal
É o primeiro mês da primavera, e é o significado da palavra.
Mês 4: Rabi’ Al Akhir
É o segundo mês da primavera, e é o significado da palavra.
Mês 5: Jumada Al Ula
“Jumada” quer dizer “solidificar”, e cujo nome foi dado durante o inverno, quando o frio extremo do deserto congelava as reservas de água.
Mês 6: Jumada Al Akhira
O nome deste mês tem o mesmo significado que o mês anterior.
Mês 7: Rajab
Este deriva-se do verbo “honrar”. Os Árabes honravam esse mês e o consideravam um mês sagrado, e proibiam qualquer conflito durante ele.
Mês 8: Sha’ban
Depois do mês sagrado de Rajab, os Árabes retomavam as suas guerras durante este mês, então “Sha’ban” quer dizer “dispersar”
Mês 9: Ramadan
O nome deste mês vem do étimo que denota o significado de calor intenso e sede.
Mês 10: Shawwal
Quer dizer “abundância de leite de camelo”. Era durante este mês que os gados e os camelos produziam muito leite.
Mês 11: Dhul Qa’dah
A tradução literal deste nome é “o mês de sentar”. Este era outro mês sagrado em que os Árabes não participavam em lutas e proibiam guerras e conflitos.
Mês 12: Dhul Hijjah
“O mês de peregrinação”. É o mês da peregrinação do Hajj.
Para mais informação, consulte a nossa ilustração do meses do calendário Hijri.