Skip to main content
Uncategorized

Os Aspectos Sociais do Ramadã e do Eid

By Abril 7, 2024Setembro 16th, 2024No Comments

O Ramadã é um mês de adoração em muitas formas diferentes. Para muitos de nós, o Islã é uma experiência virtual por uma variedade de razões. No entanto, não precisa ser assim para todos. Para aqueles que têm acesso a uma comunidade muçulmana, um dos principais aspectos do Ramadã são os aspectos sociais que ele incentiva. Vemos isso de diferentes maneiras:

  • Compartilhar a refeição do café da manhã (Iftar) juntos – Se você tem muçulmanos ou outros convertidos ao seu redor, tente se reunir no momento da quebra do jejum e compartilhe alimentos com eles. Se houver uma mesquita próxima que organize refeições comunitárias de café da manhã, participe delas. Você pode até fazer alguns amigos lá!
  • Ser caridoso – O Mensageiro Muhammad era a pessoa mais generosa e se tornava ainda mais generoso no mês do Ramadã. Este é o mês de ajudar e apoiar os outros. Você pode praticar isso doando para instituições de caridade ou ajudando os necessitados dentro de sua capacidade.Dica: Doe uma pequena quantia de dinheiro em cada uma das últimas 10 noites para ter doado na Noite de Status Especial! Várias instituições de caridade online deduzem automaticamente o valor especificado em cada uma das 10 noites se você optar por isso.
  • As devoções rituais diárias – Se houver uma mesquita próxima, participe das devoções rituais diárias e das orações noturnas voluntárias extras. Em alguns países, após essas devoções rituais, comida e chá são compartilhados, e as pessoas se envolvem em socialização e camaradagem.
  • Suplicar a Deus pelos outros – Faça súplicas pelo bem-estar dos outros. Este ato pode ser uma fonte de conforto e conexão com a comunidade muçulmana global. Os muçulmanos são incentivados a suplicar pelos outros, não apenas por si mesmos, e os anjos suplicam por aqueles que suplicam pelos outros.
  • Abster-se de todo o mal – Um grande aspecto social do Ramadã é abster-se de palavras e ações que possam prejudicar os outros. Essa autodisciplina é um aspecto central da jornada espiritual do Ramadã.

A celebração do Eid também é um momento de felicidade para a comunidade. Vemos isso em:

  • Realizar a devoção ritual do Eid – Esta devoção ritual na manhã do Eid é uma forma importante para os muçulmanos se reunirem, celebrarem juntos e trocarem saudações. Uma parte importante do Eid é o sermão, que inclui súplicas para todos. Participe das orações do Eid, se possível. É uma bela maneira de se sentir conectado à comunidade muçulmana.
  • Cumprimentar os outros – O dia do Eid é um dia de celebração. Você pode participar da alegria deste dia cumprimentando os muçulmanos ao seu redor e pedindo a Deus que aceite suas boas ações e as suas. Ligue ou envie mensagens para qualquer contato muçulmano que você tenha. Você pode cumprimentar seus irmãos muçulmanos neste dia e desejar-lhes o bem. As saudações do Eid começam após o Salah do Eid e continuam pelo resto do dia.
  • A caridade antes do dia do Eid – O Eid após o mês do Ramadã é marcado por uma caridade que é dada antes do dia do Eid. Esta caridade é dada aos pobres para que eles tenham o suficiente para comer neste dia e também possam participar das celebrações. Como um novo muçulmano, você pode participar doando online ou através de centros islâmicos locais.
  • Ajudar os Outros: O Eid é sobre cuidar uns dos outros. Se você conhece alguém que possa precisar de companhia ou assistência, estenda a mão para ele. Pode ser um vizinho, um amigo ou alguém do seu centro comunitário local.

Lembre-se de que a essência do Ramadã está na jornada espiritual pessoal e na conexão com Allah. Sua experiência é válida e significativa, mesmo que seja observada na solidão ou sem uma comunidade muçulmana local. Que este Ramadã seja um tempo de aproximação de Allah e crescimento para você.

Leave a Reply