O Alcorão é a palavra final de Deus para a humanidade. Ele contém tudo o que os humanos precisam para adorar a Deus e viver uma vida boa e satisfatória enquanto se preparam para a vida futura. O Alcorão faz isso nos ensinando sobre os principais tópicos que precisamos conhecer.
O Alcorão se concentra fortemente em estabelecer crenças adequadas. Sem a crença correta no Único e Verdadeiro Deus, não haverá sucesso final. Deus nos diz para refletir sobre os sinais que Ele colocou para nós. Os sinais no universo, em nossa própria criação e corpos, e nos ciclos de vida que vemos ao nosso redor. Deus se descreve a nós mencionando seus nomes e atributos, pois estes nos permitem amá-lo, reverenciá-lo e adorá-lo por meio de gratidão e obediência. Isso cria dentro de nós um senso de consciência de Deus que garante que nossa crença em Deus esteja enraizada no coração e seja consistente em público e privado.
Deus também nos fala sobre a realidade da morte e da vida após a morte. Pela crença no Dia do Juízo, sabemos que tudo o que fizermos nesta vida será questionado e julgado por Deus e seremos responsabilizados. Ninguém pode escapar do Juízo Divino. Deus nos fala sobre Satanás e suas tramas malignas para que possamos estar cientes delas e aprender a nos proteger delas. Deus também menciona outros sistemas de crenças e religiões feitas pelo homem e suas falácias e contradições.
O Alcorão se concentra nas histórias das nações passadas, Mensageiros de Deus e seus seguidores e oponentes. As histórias cobrem numerosos incidentes da vida do Mensageiro Muhammad. Essas histórias contêm lições, moral e princípios. Por exemplo, a história pode ser sobre as lutas que um Mensageiro de Deus teve com sua família ou sua saúde. A história nos contará as características do Mensageiro e a maneira como ele superou essas dificuldades e provações. Essas lições se aplicam a qualquer pessoa em uma situação semelhante.
O Alcorão discute leis e mandamentos. Essas são as obrigações que Deus colocou sobre nós, como no ritual de adoração, parâmetros nas transações financeiras e regulamentos familiares. Isso permite que os muçulmanos se comportem da maneira mais agradável a Deus e benéfica para os outros. Esses mandamentos também contêm proibições de atos nocivos como aborto, assassinato e roubo, ou vícios que prejudicam a pessoa como fornicação, sodomia, adultério, bebida e jogos de azar.
O Alcorão fala sobre o desenvolvimento do caráter. Ele nos encoraja a incorporar atributos bons e nobres que ajudarão a nos proteger de Satanás enquanto beneficiamos a nós mesmos e aos outros. Essas são qualidades como lembrança de Deus, ser honesto e gentil, ser misericordioso com os outros, generosidade e ignorar os tolos. Incluído nisso está o oposto; características que são más e prejudiciais, como ser avarento, mentir e trapacear.
Semelhante ao último ponto, o Alcorão também se concentra no desenvolvimento do caráter espiritual. Isso inclui ações que são internas e vêm do coração. Por exemplo, amar a Deus, confiar Nele, esperar Sua recompensa e temer Seu castigo. Da mesma forma, características espirituais prejudiciais também são destacadas, como raiva, ciúme e orgulho.
O Alcorão oferece à humanidade orientação completa e saudável através dos temas e tópicos que aborda. O Caminho para a Salvação é implementar o Alcorão na vida de alguém para ganhar o favor de Deus e ter sucesso nesta vida e na próxima.