Skip to main content
Uncategorized

O Papel da Esmola Obrigatória (Zakat) na Justiça Social

By Março 2, 2024Março 3rd, 2024No Comments

Zakah, ou esmola obrigatória, é o terceiro pilar do Islam. É um ato financeiro de adoração, pelo qual os muçulmanos dão uma devoção monetária, pelo amor de Deus, àqueles que são elegíveis para recebê-la. Através de esmolas obrigatórias, um muçulmano purifica-se do egoísmo e da ganância, bem como purifica a sua riqueza doando parte dela. Também purifica o coração do destinatário, promovendo a boa vontade e a gratidão entre ele e aqueles que lhe dão a esmola obrigatória.

A esmola obrigatória ajuda a sociedade em geral, como um importante meio económico para estabelecer a justiça social. Isto, por sua vez, leva a maior prosperidade e segurança para todos. Em primeiro lugar, a esmola obrigatória garante que a riqueza não permaneça apenas nas mãos de uns poucos ricos. Através da esmola obrigatória, há uma medida de redistribuição da riqueza, especialmente para os membros mais baixos e menos afortunados da sociedade.

Zakah também garante que um nível de responsabilidade social nasça entre os ricos. Não podem simplesmente acumular riqueza e ignorar as necessidades dos outros e ignorar a situação dos menos afortunados. Em vez disso, devem ter empatia, partilhar e fazer parte das dificuldades dos pobres, não só dando a esmola anual obrigatória, mas também garantindo que esta chega aos destinatários correctos em tempo útil. O Zakah é dado anualmente. Somos fortemente encorajados a doar regularmente na forma de caridade voluntária.

Alguns dos princípios fundamentais do Islam incluem fraternidade, justiça e amor mútuo entre os crentes. A esmola obrigatória garante isso de mais de uma maneira. A combinação de atos físicos e financeiros de devoção a Deus fortalece uma comunidade na forma como ela pensa e se comporta. Deus freqüentemente une as devoções rituais diárias e as esmolas obrigatórias no Alcorão. As devoções rituais diárias mostram sacrifício a Deus, disciplina e ajudam a fortalecer a fé. A esmola obrigatória demonstra um sacrifício dos desejos e das armadilhas do mundo, bem como uma disponibilidade para ajudar os outros e aliviar as suas dificuldades.

As esmolas obrigatórias permitem que os pobres e necessitados sintam uma medida de autoestima que não precisam mendigar, mas receberão ajuda anualmente devido à sua pobreza e necessidade. Se olharmos para a vida dos discípulos do Mensageiro Muhammad, muitos deles eram pobres e alguns eram ricos. Os ricos ajudariam os pobres, tanto através de esmolas obrigatórias como de atos contínuos de caridade. Os pobres, por sua vez, não sentiam ressentimento em relação aos seus irmãos mais ricos. Era uma comunidade de amor mútuo, fraternidade e justiça.

É por todas estas razões que a obrigação da esmola obrigatória é tão importante no Islam. É uma responsabilidade que não deve ser negligenciada. As pessoas devem garantir que são meticulosas e conscienciosas no cálculo e acompanhamento das esmolas obrigatórias, no que diz respeito ao momento em que são devidas, ao montante devido e à forma como são distribuídas aos elegíveis para as receber. Deus diz: “Recebe,  ó Mensageiro, de seus bens, uma caridade que os purifique e os santifique, e roga por eles, porque tua prece será seu consolo; em verdade, Deus é Oniouvinte, Sapientíssimo.” [9:103]

Leave a Reply