Skip to main content
Uncategorized

Laços Familiares no Islam

By Outubro 8, 2023No Comments

No Islã, há grande ênfase nos laços familiares e em toda a instituição da família. A família é uma unidade que deve ser fundada nos princípios da fé, do amor e da busca da satisfação de Deus. A família baseada na fé ajuda a pessoa nesta vida e na próxima. O Mensageiro Muhammad nos informou que depois que alguém morre, as orações dos filhos justos continuam a beneficiar os pais.

A família no Islã começa com o casamento entre um homem crente e uma mulher crente. Os muçulmanos só deveriam se casar com muçulmanos. A perspectiva deve ser casta e modesta. Isto também vem dos favores de Deus, como Ele diz no Alcorão: “ E, dentre Seus sinais, está que Ele criou para vós, mulheres, de vós mesmos, para vos tranquilizardes junto delas, e fez entre vós afeição e misericórdia. Por certo, há nisso sinais para um povo que reflete.”[ 30:21]. O Mensageiro Muhammad encorajou-nos a escolher cônjuges que valorizem a sua fé e queiram agradar a Deus.

Marido e mulher que constroem sua família com base na fé em Deus, no amor mútuo e no respeito terão uma unidade forte. O Mensageiro Muhammad encorajou-nos a ter filhos e a criá-los com base na fé correta e no caráter decente e reto. As crianças ao longo da história da humanidade foram vistas como benéficas por vários motivos. Cuidar dos pais na velhice e proporcionar aos pais o sentimento de orgulho por terem uma prole. As crianças também são benéficas para a fé e a jornada espiritual, quando desempenhamos o seu papel de pais de forma responsável. É por isso que uma educação boa e profética é tão importante. Quando marido e mulher procuram agradar a Deus, trabalham arduamente nos seus diferentes papéis dentro da família e criam bons filhos, Deus abençoa os seus esforços.

Os pais muçulmanos são incentivados a ensinar seus filhos sobre Deus, adoração, fé e outros assuntos importantes desde tenra idade. O ensino deve ser através da modelagem do comportamento adequado. Os pais são instruídos a introduzir a adoração e a devoção a Deus aos seus filhos de forma gradual para ajudá-los a formar bons hábitos e boas maneiras na adoração. Somos obrigados a ensinar os nossos filhos a ter boa conduta e boas maneiras e a conhecer as diferentes etiquetas de que necessitam na vida pessoal e pública, desde o respeito pelos mais velhos até ao comer e beber. Se esse processo for conduzido adequadamente, os pais serão beneficiados, pois receberão uma recompensa de Deus cada vez que um de seus filhos praticar uma boa ação. As crianças também beneficiam porque fazem parte da próxima geração que um dia formará os seus próprios laços conjugais e familiares. Allah  diz, “E aos que crêem – e que sua descendência os segue, com Fé – ajuntar-lhes-emos sua descendência, e nada lhes diminuiremos de suas obras. Cada qual será penhor do que houver logrado.” [52:21].

Os laços familiares no Islão não se restringem aos pais e aos filhos, à família nuclear, mas estendem-se para além deles. Deus ordena que unamos os laços de parentesco e de sangue. Uma das primeiras ordens que o Mensageiro Muhammad deu ao chegar à cidade de Medina foi unir os laços de parentesco. Deus liga a fé aos laços familiares no Alcorão: “Então, se voltásseis as costas, quiçá, semeásseis a corrupção na terra e cortásseis vossos laços consanguíneos?”( Antes do Alcorao ser revelado) [47:22].

Com tudo o que foi dito acima, deve ficar bem claro que a família tem um lugar importante no Islã. Se a unidade familiar agradar a Deus e possuir bom caráter e conduta, outras famílias da vizinhança e da comunidade serão influenciadas positivamente. É como um efeito cascata quando numerosas famílias são assim e, em última análise, a sociedade beneficia e reforma-se a si própria. Laços familiares fortes diminuem o comportamento anti-social e o crime e criam uma comunidade na qual os membros se ajudam uns aos outros.

Leave a Reply