Skip to main content
Uncategorized

Ensinos Sociais do Alcorão

By Março 30, 2024No Comments

O Alcorão contém orientações para a humanidade. Ele abrange tudo o que as pessoas precisam para encontrar verdadeira felicidade e sucesso nesta vida e na próxima. Uma parte importante disso são os ensinamentos sociais do Alcorão. O dever principal das pessoas é conhecer o Único Deus Verdadeiro adequadamente e adorá-Lo sozinho de acordo com Seus termos e condições. Uma parte disso é a obediência a Deus e viver de uma maneira que Lhe seja agradável. Uma parte importante de agradar a Deus são nossas interações sociais. O Mensageiro Muhammad disse que as melhores pessoas são aquelas mais benéficas para os outros.

O Alcorão fala sobre as diferentes responsabilidades sociais que temos. Isso inclui assistência monetária àqueles que precisam, como os pobres, necessitados, órfãos, etc. Deus diz: “Gaste na causa de Deus: não contribua para a sua própria destruição com suas próprias mãos [por não gastar e reter], mas faça o bem, pois Deus ama aqueles que fazem o bem.” [2:195] As recompensas de gastar são descritas em uma parábola, “Aqueles que gastam sua riqueza na causa de Deus são como uma semente de grão que produz sete espigas, cada uma com cem grãos. Deus dá múltiplos aumentos a quem Ele deseja: Ele é Ilimitado e Tudo Sabe.” [2:261]

Outro aspecto social enfatizado no Alcorão é honrar os direitos dos outros. Isso é enfatizado no Alcorão, particularmente em relação aos pais, cônjuges, filhos e também a outros, como parentes próximos. Deus diz: “Seu Senhor ordenou que você não deve adorar senão a Ele e que você seja gentil com seus pais. Se um deles ou ambos chegarem à velhice junto a você, não diga uma palavra que mostre impaciência com eles, e não seja duro com eles, mas fale com eles com respeito.” [17:23]

Um outro aspecto dos ensinamentos sociais mencionados no Alcorão é o bom caráter, maneiras e etiqueta. Isso se refere ao comportamento e maneiras de uma pessoa, e a forma como ela trata os outros. Deus diz: “Não despreze as pessoas, nem ande pelo lugar com arrogância, pois Deus não ama os arrogantes ou vangloriosos.” [31:18] Ser gentil, misericordioso e prestativo para com os outros é o que Deus ama e ordena.

Outro aspecto dos ensinamentos sociais do Islã é abster-se de prejudicar os outros. Isso inclui todas as formas de opressão, injustiça e dano. O Alcorão proíbe mentir, trapacear, insultar, difamar, caluniar, quebrar juramentos, aceitar subornos, decepcionar, quebrar promessas e tratados, e todas as coisas similares. Os traços de caráter que levam a essas ações também são advertidos, como arrogância, orgulho, raiva, ciúme, inimizade, e assim por diante.

Em vez disso, o Alcorão ordena bondade, justiça, misericórdia aos outros, paciência e tolerância, e bom caráter. Deus diz: “Deus ordena a justiça, fazer o bem e a generosidade para com os parentes, e Ele proíbe o que é vergonhoso, censurável e opressivo. Ele os ensina, para que vocês possam se acautelar.” [16:90] Assim, o Alcorão chama para tudo o que é bom e adequado para um servo de Deus que busca agradá-Lo e espera por Sua recompensa eterna.

Leave a Reply