Skip to main content
Uncategorized

Ensinamentos Islâmicos Sobre a Reflexão na Natureza

By Dezembro 17, 2024No Comments

Deus nos ordena refletir sobre Sua criação no Alcorão. A natureza ao nosso redor é um dos objetos sobre os quais devemos meditar:
“Será que eles não olham para o céu acima deles, como Nós o edificamos e o adornamos com estrelas, deixando-o perfeito? Quanto à terra, Nós a estendemos e firmamos montanhas sobre ela e produzimos nela toda espécie de planta agradável – tudo isso como visão e lembrança para todo servo que se volta a Deus em devoção.” [50:6-8]

Esse comando do Alcorão existe porque, na natureza, há muitos sinais que apontam para a unicidade, supremacia e majestade de Deus. Esses sinais indicam o poder de Deus e a beleza em Sua criação.

Podemos ver a beleza da criação de Deus e Seu poder quando olhamos para o céu, com o sol, a lua e as estrelas. A alternância entre o dia e a noite, sendo o primeiro um tempo para o trabalho e atividades, e o segundo, um tempo para descanso e recuperação. O clima que experimentamos, desde os dias ensolarados e agradáveis, até as chuvas de que precisamos para sobreviver, passando pela brisa e o vento, até o clima mais extremo da neve, gelo e geada; tudo são sinais de Deus.

Vemos os sinais de Deus na terra ao nosso redor, desde as imponentes montanhas, até os vastos e imensos oceanos e mares, passando pelas florestas exuberantes, selvas e desertos abertos. Cada um desses habitats e terrenos tem sua própria beleza e abriga muitos animais e criaturas. Temos a capacidade de extrair da terra e do mar minerais e metais preciosos. Também obtemos nosso alimento da terra e do mar, seja por meio das plantações que cultivamos ou dos animais e peixes que comemos.

Dentro de cada criatura e animal, suas estruturas sociais, os habitats onde sobrevivem e suas maneiras engenhosas de fazê-lo, tudo aponta para o poder de Deus. Existem animais que só conseguem sobreviver na água, outros que só sobrevivem em terra e alguns que conseguem navegar entre ambos. No mundo animal, há criaturas com duas patas, outras com quatro e outras sem patas que se movem rastejando.

Ao olharmos para nós mesmos, testemunhamos os muitos sinais do poder de Deus em nossa própria criação. Do coração ao cérebro, da visão e audição, ao modo como nosso coração bate ou o sangue flui pelo corpo, e muito mais além disso, tudo são favores de Deus. Cada uma dessas funções corporais, por si só, é preciosa e inestimável. Se perdermos o menor dedo ou tivermos uma função de um órgão reduzida, percebemos nossa fraqueza. Nossa vida se torna difícil com o menor obstáculo que ocorra.

Deus diz:
“Ele criou os céus sem pilares – como podem ver – e firmou montanhas sobre a terra para que ela não trema convosco, e espalhou por toda ela vários tipos de criaturas. Nós enviamos chuva do céu, fazendo crescer na terra toda espécie de planta agradável. Esta é a criação de Deus. Mostrem-Me então o que aqueles supostos deuses, além Dele, criaram. Na verdade, os injustos estão claramente desviados.” [31:10-11]

Leave a Reply