O Ramadã é um mês em que tentamos o nosso melhor para nos destacar perante a Allah e fazer mais atos de adoração a Ele. Inevitavelmente, após o fim do Ramadã, sentimos uma queda em nossos níveis de adoração e motivação. Isso é natural e nada muito preocupante. Um sinal de que nossas boas ações são aceitas é que continuamos fazendo o bem após o fim da temporada.
Devemos tentar manter um elemento de nossa adoração do Ramadã mesmo depois dele acabar, e podemos fazer isto de várias formas:
- Salah – Durante o Ramadã, tentamos ser consistentes em nosso Salah diário obrigatório e também oferecemos Salah voluntário. Devemos continuar isso depois do Ramadã e tentar oferecer algum Salah voluntário, como os oferecidos antes e depois do Salah obrigatório.
- Alcorão – Durante o Ramadã, tentamos ler o máximo de Alcorão possível e também estudá-lo em detalhe. Mantenha essa rotina! Defina uma meta diária ou semanal em termos de leitura e estudo do Alcorão.
- Súplicas e Orações – O Ramadã é um momento em que muitas vezes suplicamos e oramos a Deus, mas Deus não responde a súplicas e orações só no Ramadã. Deves continuar a invocar a Deus com todas as suas necessidades ao longo do ano.
- Caridade – A caridade é comum no Ramadã, pois é o mês da generosidade e da doação. No entanto, existem pessoas pobres e necessitadas durante todo o ano. Crie o hábito regular de continuar a dar em caridade e ajudar os menos afortunados.
- O Perdão de Deus – O Ramadã é um mês para se arrepender a Deus e buscar Seu perdão. No entanto, também precisamos disso fora do Ramadã. Faça disso um hábito regular também.
Essas ações mencionadas acima não precisam ser feitas em grandes quantidades. O mais importante é a consistência. O Mensageiro Muhammad nos disse que os atos mais amados por Deus são aqueles que são consistentes, mesmo que sejam poucos.