Skip to main content
Uncategorized

A Graça de Deus

By Julho 1, 2024Julho 21st, 2024No Comments

A graça é um dos maiores atributos de Deus. A graça é mencionada centenas de vezes no Alcorão de várias formas, desde os nomes de Deus, o perdão de Deus, a graça de Deus para toda a Sua criação e especificamente para os crentes, histórias da graça de Deus e orações e súplicas pela graça de Deus. O Mensageiro Muhammad ﷺ disse: “Deus dividiu Sua graça em cem partes. Uma parte Ele enviou para a terra e, por causa disso, todas as criaturas mostram graça, até mesmo o predador para com seu filhote. No Dia do Juízo, essa uma parte será fundida com as outras noventa e nove.” As cem partes da graça no Dia do Juízo serão para os crentes.

Deus ama mostrar graça. Deus diz no Alcorão: “Acaso não sabem que Deus aceita o arrependimento dos Seus servos e recebe suas ofertas de caridade, e que é Deus quem é o Aceitador do Arrependimento, o Misericordioso.” (9:104) Ele também diz: “Dize: ‘Ó Meus servos que transgrediram contra suas almas! Não desespereis da graça de Deus, pois Deus perdoa todos os pecados; Ele é o Indulgente, o Misericordioso.’” (39:53)

O Mensageiro Muhammad ﷺ nos contou como Deus perdoa até mesmo aqueles que pecam frequentemente, talvez até o mesmo pecado cada vez, contanto que continuem a se arrepender sinceramente a Deus. Ele disse: “Um homem cometeu um pecado e disse: ‘Ó meu Senhor, perdoa meu pecado’, então Deus disse: ‘Meu servo pecou e então percebeu que tem um Senhor que perdoa pecados e pode puni-lo por isso.’ Então o homem repetiu o pecado e disse: ‘Ó meu Senhor, perdoa meu pecado.’ Deus disse: ‘Meu servo pecou e então percebeu que tem um Senhor que perdoa pecados e pode puni-lo por isso.’ O homem repetiu o pecado (pela terceira vez) e disse: ‘Ó meu Senhor, perdoa meu pecado’, e Deus disse: ‘Meu servo pecou e então percebeu que tem um Senhor que perdoa pecados e pode puni-lo por isso. Faça o que quiser (contanto que admita seu pecado e se arrependa dele) pois Eu te perdoei.’”

Deus tornou fácil buscar perdão e se arrepender. Boas ações apagam as más. Por exemplo, a ablução ritual apaga os pecados. O Mensageiro Muhammad ﷺ disse: “Quando um servo de Deus lava o rosto, cada pecado que ele contemplou com os olhos será lavado com a última gota de água; quando ele lava as mãos, cada pecado que elas cometeram será lavado de suas mãos com a última gota de água; e quando ele lava os pés, cada pecado para o qual seus pés caminharam será lavado com a última gota de água. Assim, ele sai puro de todos os pecados.”

No entanto, Deus nos diz para não atrasarmos o arrependimento: “Mas o arrependimento não é aceito daqueles que continuam a fazer atos malignos até que, quando a morte chega a um deles, ele diz: ‘De fato, eu me arrependi agora’, ou daqueles que morrem enquanto são descrentes. Para eles, preparamos um castigo doloroso.” (4:18)

Uma das maiores orações para buscar perdão é: “Ó Deus, Tu és meu Senhor. Não há verdadeiro deus além de Ti. Tu me criaste e eu sou Teu servo, seguindo Teu pacto e Tua promessa tanto quanto posso. Busco refúgio em Ti do mal que fiz. Reconheço diante de Ti as bênçãos que me concedeste e confesso a Ti meus pecados. Então perdoa-me, pois certamente ninguém pode perdoar pecados além de Ti.”

A graça de Deus se estende especialmente aos crentes, desde que continuem a adorá-Lo somente e façam o máximo para obedecê-Lo e seguir o exemplo do Mensageiro Muhammad ﷺ.

Subscribe
Notify of
0 Comments
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments