Skip to main content
Uncategorized

A Autoridade da Sunnah

By Setembro 16, 2024No Comments

O exemplo vivido e o modelo da vida do Mensageiro Muhammad ﷺ, conhecido como a Sunnah, é a segunda fonte de conhecimento no Islã, depois do Alcorão. A Sunnah complementa e explica o Alcorão, oferecendo exemplos práticos que esclarecem os mandamentos corânicos no contexto. É por isso que Deus enviou mensageiros ao longo da história antes de Sua revelação das escrituras. Deus diz: “Deus revelou a você o Livro e a sabedoria.” [4:113] A sabedoria aqui se refere ao exemplo do Mensageiro Muhammad ﷺ, a Sunnah.

Quando Deus nos ordena a realizar as devoções rituais diárias ou a peregrinação a Meca no Alcorão, é o exemplo vivido e o modelo da vida do Mensageiro Muhammad ﷺ que nos mostra exatamente como fazê-lo. O exemplo vivido e o modelo da vida do Mensageiro Muhammad ﷺ nos ensina como realizar as devoções rituais, o que dizer, quantas unidades oferecer, os horários prescritos e as condições que devem ser atendidas anteriormente, como a lavagem ritual. O exemplo vivido e o modelo da vida do Mensageiro Muhammad ﷺ explica como realizar os ritos da peregrinação, para onde ir e quando; o que fazer lá e como.

A autoridade do exemplo vivido e do modelo da vida do Mensageiro Muhammad ﷺ decorre de muitos comandos ao longo do Alcorão, nos quais Deus nos instrui a seguir Seu Mensageiro Muhammad ﷺ. Aqui estão algumas das cinquenta referências no Alcorão relacionadas a este assunto: Deus diz: “Quem obedece ao Mensageiro obedeceu a Deus; mas quem se desvia – Nós não te enviamos sobre eles como guardião.” [4:80] Deus nos ordena a obedecer ao Mensageiro Muhammad ﷺ e nos adverte contra desobedecê-lo: “Ó vós que credes, obedecei a Deus e obedecei ao Mensageiro e não invalideis vossas ações.” [47:33]

Aceitar os comandos, ensinamentos e decisões do Mensageiro Muhammad ﷺ é uma parte integral da fé. Na verdade, o próprio testemunho de fé que leva alguém ao Islã inclui a declaração de que se deve acreditar no que Muhammad ﷺ trouxe, obedecer às suas instruções, abster-se de suas proibições e adorar somente a Deus em conformidade com seu exemplo. Suas palavras e ensinamentos são sancionados por Deus e, portanto, devem ser obedecidos como se o próprio Deus os tivesse ordenado. Deus diz: “Pelo teu Senhor, eles não acreditarão verdadeiramente até que te tomem (Ó Muhammad) como juiz sobre suas disputas, depois disso não devem encontrar em si mesmos nenhum desconforto do que julgaste, ao invés disso, devem se submeter a isso em plena submissão voluntária.” [4:65]

Sem o exemplo vivido e o modelo da vida do Mensageiro Muhammad ﷺ, não seríamos capazes de entender o Alcorão corretamente. Isso levaria cada pessoa a interpretar o Alcorão de acordo com suas próprias ideias e desejos, o que resultaria em muita confusão e levaria a um caminho diferente do Islã conforme pretendido por Deus. O Mensageiro Muhammad ﷺ explicou e demonstrou como entender o Alcorão e viver de acordo com ele. É por isso que, quando sua esposa Aisha foi perguntada sobre seu caráter, ela respondeu que era o Alcorão, significando que ele incorporava seus ensinamentos.

O exemplo vivido e o modelo da vida do Mensageiro Muhammad ﷺ é divinamente inspirado. Deus diz: “Ele, ou seja, Muhammad, não fala por desejo próprio; é apenas uma revelação enviada a ele.” [53:3-4] Isso significa que tudo o que ele diz em termos do caminho de Deus é ordenado por Deus e tem a autoridade de ter vindo de Deus. É por isso que seus discípulos memorizaram detalhes de seu exemplo e o narraram a outros. Seguindo corretamente a Sunnah, podemos entender o Alcorão e praticar o Islã da maneira que Deus deseja. Que Allah nos capacite a fazer isso.

Nota: ﷺ – Este símbolo é uma oração escrita em caligrafia árabe. É dito/escrito sempre que o Mensageiro Muhammad ﷺ é mencionado, conforme o comando no Alcorão 33:56. Significa “Que Allah o honre, abençoe e proteja.”

Leave a Reply