A experiência do jejum para um novo muçulmano pode apresentar alguns desafios. Esta postagem do blog examinará alguns desses desafios:
- Jejuar perto de familiares não-muçulmanos
- Os muçulmanos se abstêm de comida, bebida e intimidade durante as horas do amanhecer ao pôr do sol durante o Ramadã. Os muçulmanos também ficam longe de pecados e desejos ilegais durante o Ramadã. Isso não é algo com o qual muitos não-muçulmanos estejam familiarizados. Quando cercado por pessoas comendo e bebendo ou cometendo pecados, o novo muçulmano pode sentir algum desconforto.
- É importante ter um lugar na casa onde você possa se concentrar em sua adoração e bem-estar espiritual. Você também deve ser diligente em comer a refeição antes do amanhecer, pois a comida é mais tentadora quando você fica com fome. Também é uma boa ideia começar o jejum no mês anterior ao Ramadã para acostumar seu corpo ao jejum, pois depois de um tempo o corpo se adapta e você sente menos fome.
- É seu julgamento pessoal envolver sua família em sua experiência, se eles estiverem acomodados ao seu Islã. Ou para manter sua experiência privada, se eles forem hostil.
- Jejuar em uma sociedade não muçulmana
- Em países não muçulmanos, a maioria das pessoas continuará sua rotina normal durante o Ramadã. Isso pode significar que às vezes você luta para encontrar a espiritualidade que ouve dos muçulmanos em países de maioria muçulmana associados ao Ramadã. Uma boa maneira de superar isso é ver se há outros muçulmanos em sua área com quem você possa se encontrar, ler o Alcorão ou estudar, ou fazer um projeto de caridade juntos. Frequentar a mesquita local por um curto período também é uma boa maneira de ajudá-lo a se concentrar e entrar no espírito comunitário do Ramadã. Se você não pode fazer nenhuma das opções acima, passar o tempo em casa rezando, lendo o Alcorão, ouvindo palestras islâmicas ou fazendo leituras gerais sobre tópicos islâmicos podem ser boas maneiras de passar o tempo durante o Ramadã.
- Jejum e Trabalho
- A maioria dos muçulmanos continua trabalhando durante o Ramadã. Não há nada de errado com isso, na verdade, é de se esperar. No entanto, isso pode exigir um melhor gerenciamento do tempo no Ramadã. Se você passa a maior parte do dia no trabalho, o período da tarde deve ser dividido em momentos de adoração e descanso. Se você se hidratar bem, comer uma boa porção para as refeições antes do amanhecer e do pôr do sol e descansar, poderá combinar trabalho e adoração e aproveitar ao máximo o Ramadã.
- Isolamento social
- As famílias muçulmanas costumam quebrar o jejum juntas e frequentar a mesquita com outros muçulmanos. No entanto, você pode não ter nenhum muçulmano por perto para fazer isso ou uma mesquita que seja local para você. Nesse caso, talvez os membros não-muçulmanos de sua família possam estar dispostos a mudar o horário da refeição noturna para coincidir com o pôr do sol para acomodar sua programação de refeições. Você pode fazer de uma parte do seu quarto um lugar onde você se senta e se concentra na adoração. Pode ser onde você ora a Deus, lê o Alcorão e outros livros islâmicos e oferece suas devoções diárias obrigatórias, Salah e as devoções opcionais noturnas.
- Desafios físicos
- Jejuar pela primeira vez é difícil para a maioria das pessoas. Seu relógio interno e todo o sistema serão jogados fora se você não estiver acostumado a acordar na última parte da noite para comer a refeição antes do amanhecer (suhoor). Você pode sentir alguns ou todos os seguintes em vários graus: dores de cabeça, fadiga, falta de paciência e aborrecimento (“fome”) e confusão mental/lentidão mental. Essas experiências físicas geralmente diminuem quanto mais você jejua.
- Você sentirá a dor ardente da fome e o forte desejo de uma gota de água fresca e fresca. A boa notícia é que esses sentimentos diminuem. A fome e a sede são como ondas que vêm e vão e, se você estiver preparado, poderá surfar nas ondas e aproveitar a jornada de luta, disciplina e resistência, reconhecendo que é capaz de mais do que pensava e experimentando a doçura de pedindo ajuda a Allah.
- Você provavelmente experimentará muitos desafios de todos os tipos durante o jejum – físico, social, emocional, psicológico e espiritual. Lembre-se de sua intenção e recorra a Allah quando ficar difícil. Mantenha-se ocupado com atos planejados de adoração e outras atividades benéficas. Prepare-se para o pior e espere pelo melhor e o mais importante – NÃO DESISTA!
Allha é Mesiricordioso e vai me ajudar a ser um bom muçulmano,